O que é Ejaculação Precoce?
A ejaculação precoce é um assunto que preocupa muitos dos homens. Acredita-se que cerca de 20 a 30% deles sofrem com o problema. A EP ocorre quando o orgasmo vem antes do tempo desejado durante a relação sexual. É normal que isso aconteça uma, duas vezes, mas quando o problema se torna rotina é necessário ir ao médico.
Acredita-se que um a cada três homens tem a ejaculação precoce, causando desconforto na relação, pois ele fica envergonhado com o seu desempenho e a (o) parceira (o) fica insatisfeita pois não conseguiu chegar ao orgasmo. A ejaculação precoce pode acontecer também durante a masturbação.
Tipos
A ejaculação precoce pode ser chamada de primária ou secundária.
As principais características da primária são:
A primária é relacionada com os problemas identificados durante toda a vida do paciente, e afeta cerca de 65% dos casos de ejaculação precoce. Ainda há a EP a que ocorre antes mesmo da penetração, quase 50% dos homens são afetados com o problema.
- Os sintomas costumam aparecer desde a primeira relação sexual;
- Em quase 90% dos casos, a ejaculação ocorre em menos de 1 minuto de penetração;
- Com o avanço da idade, o problema tende a se agravar.
As principais características da secundária são:
A secundária é quando a ejaculação precoce ocorre depois de algum problema ou trauma. Esses problemas podem ser doenças como hipertiroidismo, fimose, hipersensibilidade da glande e também problemas neurológicos, psicológicos ou advindos de medicamentos.
A ejaculação secundária pode surgir, ainda, depois de uma prostatite, uma inflamação que ocorre na próstata. Ao tratar do problema com antibióticos o problema pode ser resolvido, mas se não houver tratamento, a EP pode ser intensificada.
Também é situado como secundária quando ocorre sempre a ejaculação precoce com a mesma pessoa.
Causas
Acredita-se que a ejaculação precoce pode ocorrer por alguns motivos, como fatores biológicos, como a diabetes, ou psicológicos.
Os fatores psicológicos são os que mais incomodam, pois se tratam de insegurança na maioria das vezes. Essa insegurança se deve a cobrança que é gerada em cima dos homens desde a primeira relação sexual. Eles acreditam que precisam desde o início ter um ótimo desempenho para agradar a parceira ou então para provar como são “bons de cama”.
Os fatores biológicos mais conhecidos são:
- Distúrbios na tireoide;
- Fatores genéticos;
- Inflamação ou infecção na próstata ou uretra;
- Níveis hormonais acima do normal;
- Níveis de neurotransmissores acima do normal;
- Atividade anormal do sistema ejaculatório;
- Danos no sistema nervoso causados por experiências traumáticas ou cirúrgicas.
Os fatores psicológicos que estão envolvidos na EP são:
- Ansiedade;
- Disfunção erétil;
- Problemas no relacionamento;
- Uso de medicamentos psicotrópicos.
Fatores de risco
Existem dois fatores que podem causar a ejaculação precoce mais facilmente:
- Estresse: A instabilidade mental e, principalmente, emocional faz com que a concentração não seja completa. O mesmo acontece com o relaxamento, fazendo com que a EP seja recorrente.
- Disfunção erétil: Homens que tenham problema em ter ou manter uma ereção podem fazer com que a ejaculação ocorra rapidamente.
Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns da ejaculação precoce são:
- Frustração e evitar a relação sexual, bem como a masturbação;
- Não conseguir retardar a ereção durante o ato sexual;
- Dificuldade em segurar a ereção com menos de um minuto de penetração.
Diagnóstico

O médico indicado para a consulta em casos de ejaculação precoce é o urologista ou o psiquiatra. A consulta só vale a pena se os eventos ocorrerem com certa frequência. Se a ejaculação precoce ocorrer apenas uma ou duas vezes é algo considerado natural, e pode ter como causa o estresse ou outro problema momentâneo.
Os especialistas afirmam que uma ejaculação normal acontece, em média, cinco minutos após o início da penetração. Para a ejaculação ser considerada precoce, ela deve ocorrer entre o primeiro e o segundo minuto de penetração. Ou até mesmo antes da penetração acontecer.
Na consulta médica, o doutor fará uma série de perguntas sobre a relação sexual, sobre a sua ejaculação e até mesmo sobre como está o seu relacionamento, pois muitas vezes os fatores são psicológicos.
Uma outra função do médico é acalmar o paciente, pois muitos homens tem vergonha de assumir o problema. No consultório, o médico é acostumado a atender diversas outras pessoas com o mesmo problema, até porque a ejaculação precoce é algo muito comum.
Para que o diagnóstico seja dado, é necessário realizar um exame físico completo, além da conversa. Exames de sangue podem ser solicitados para que o médico possa avaliar o nível de testosterona na corrente sanguínea do paciente.
Tratamentos para Ejaculação Precoce
O tratamento pode ser feito de diversas formas. É sabido que se os homens devem ter o apoio de suas parceiras (os), pois o lado emocional relaxa e o homem consegue se concentrar mais. Além disso, é possível que os homens trabalhem outras técnicas que não sejam a penetração, como o sexo oral.
Abaixo, informaremos as técnicas mais conhecidas e praticadas pelos homens que sofrem da ejaculação precoce.
Hipnose
A hipnose foi comprovada como um método efetivo. Estudos dizem que a ejaculação é um ato subconsciente e, diante disso, as sessões de hipnose servem para que a ereção dure mais tempo. Os homens que participam desse tratamento disseram que houve uma melhora significativa depois que começaram o tratamento.
Terapia sexual
A terapia sexual é o ato de se masturbar um tempo antes da relação sexual, para fazer com que a ereção permaneça por mais tempo durante o sexo. Descobrir outras fontes de prazer, além da penetração, é uma boa forma de garantir um tempo a mais e tirar a pressão do homem.
Método ”começa e para” ou exercícios penianos
Esse método consiste em estimular o homem sexualmente até que ele sinta que está quase atingindo o orgasmo. Quando ele sentir isso, a estimulação deve ser interrompida por 30 segundos. Após esse tempo, ela deve ser iniciada novamente. Assim, o orgasmo é retardado até o momento da ejaculação.
Técnica do aperto
A técnica é bem parecida com o método começa e para. Após o estímulo e a sensação de que a ejaculação está próxima, é recomendado parar e apertar suavemente, por vários segundos, a parte final do pênis (onde a glanda se encontra com o eixo). Feito isso, interrompa por 30 segundos e volte a penetração ou a masturbação até que o orgasmo venha. Essa técnica pode ser feita várias vezes e, geralmente, o homem espera sua parceira ou parceiro também atingir o orgasmo para, aí sim, também ejacular.
Tratamento medicamentoso
O último tratamento é feito com medicamentos que prolongam a ejaculação. Antidepressivos podem ser usados, assim como pomadas anestésicas para diminuir a sensibilidade.
Os medicamentos indicados aos pacientes de ejaculação precoce são:
- Clomipramina;
- Anafranil.
O médico sempre deverá ser consultado antes desses medicamentos serem utilizados. A automedicação pode trazer sérios problemas de saúde aos pacientes. É indicado seguir as instruções que há na bula.
Tratamento com alimentos específicos
Existem alguns alimentos que podem ajudar no tratamento da ejaculação precoce. Leites, ovos e derivados são indicados, pois podem trazer a sensação de felicidade, causando o relaxamento do corpo.
O espinafre também ajuda, pois é um aliado para combater a ansiedade. O mesmo ocorre com as frutas cítricas que, além de diminuírem a ansiedade, trazem a sensação de bem estar ao corpo inteiro.
Massagem tântrica
Nesse tipo de massagem, o paciente é relaxado e estimulado a controlar a ejaculação. A massagista faz movimentos leves no pênis, no períneo, testículos e em outras regiões erógenas.
Aumentar o tempo das preliminares
Aumentar o tempo das preliminares é uma forma de excitar a mulher e garantir mais tempo na cama, visto que não há penetração. Realizar essa atividade também permite que a mulher atinja o orgasmo mais rapidamente.
Exercícios
Exercitar o músculo do assoalho pélvico, conhecido como PC, é uma outra forma de tratar a ejaculação precoce. O exercício deve ser feito quando for urinar. Ele consiste em tentar interromper o xixi durante 5 segundos. Ao conseguir controlar a urina, é possível também controlar o orgasmo.
Ervas
Leite de aspargos, cebolas brancas, inhame selvagem, flor da paixão e o chá de cravo são ervas que podem auxiliar no tratamento da EP. Tomar o chá de cravo duas vezes ao dia pode trazer bons resultados.
Fonte: minutosaudavel.com.br
Comentários
Postar um comentário