O que é Ejaculação precoce?
A ejaculação precoce ocorre quando um homem tem um orgasmo mais cedo do que o esperado durante a relação sexual. Se isso acontecer uma ou outra vez, não há motivo para preocupação. Mas se esse for um problema recorrente, é importante procurar um médico.
De acordo com a Sociedade Internacional de Medicina Sexual, a ejaculação precoce corresponde à ejaculação que, sempre ou quase sempre, ocorre antes de 1 minuto da penetração vaginal ou que tenha tido uma redução significativa e incômoda no tempo para ejacular, muitas vezes para cerca de três minutos ou menos.
Se for o seu caso, não se preocupe: ejaculação precoce é um problema relativamente comum. Estimativas mostram que um em cada três homens apresentam essa condição.
Tipos
O tema (como todos que envolvem a sexualidade) é bem amplo e por isso, existem diferentes classificações para a ejaculação precoce.
- Primária: quando desde o início da vida sexual o homem convive com impossibilidade de prolongar o coito
- Secundária: Quando surge na vida do indivíduo que controlava bem
- Situacional: No caso de só ocorrer em determinada situação, por exemplo, com uma parceira específica
- Variável: ocasionalmente experimenta uma ejaculação precoce. Não é um problema, mas uma variação do tempo de ejaculação do homem
- Ejaculação precoce subjetiva: onde existe um tempo de controle acima do limite de dois minutos, mas o paciente tem muita insatisfação com a duração do coito.
O emprego de outras técnicas como exercícios perineais desempenha sempre um papel complementar à terapia básica e pode ser muito útil na medida em que reforça a percepção do indivíduo quanto às estruturas desta região.
Causas
A causa exata da ejaculação precoce ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que fatores psicológicos e biológicos estejam envolvidos nos motivos que levam à ocorrência desse problema.
Alguns fatores psicológicos que parecem estar envolvidos na ejaculação precoce são:
- Disfunção erétil
- Ansiedade
- Problemas de relacionamento
- O uso de alguns medicamentos, como psicotrópicos, pode causar ejaculação precoce.
Já os fatores biológicos que podem ser relacionados ao problema são:
- Níveis hormonais acima do normal
- Níveis de neurotransmissores acima do normal
- Atividade anormal do sistema ejaculatório
- Distúrbios da tireoide
- Inflamação ou infecção na próstata e na uretra
- Fatores genéticos
- Danos no sistema nervoso causados por experiências traumáticas ou cirurgias.
Fatores de risco
Alguns fatores podem facilitar a ocorrência de ejaculação precoce, veja:
- Disfunção erétil: problemas em ter ou manter uma ereção, bem como o medo de perder uma ereção, podem levar o homem a ejacular antes do tempo
- Estresse: instabilidade emocional ou mental limitam a habilidade de concentração e relaxamento, podendo levar à ocorrência desse problema. Problemas de saúde, como doenças cardíacas, podem aumentar a ansiedade durante a relação sexual e causar a ejaculação precoce.
Fonte: www.minhavida.com.br
Comentários
Postar um comentário